Histórico

Nossa história começa assim..

A  ideia de reunir diferentes pessoas e grupos envolvidos com o Yoga em um grande encontro com atividades como feiras, aulas, palestras e oficinas acontecendo simultaneamente em um único evento surgiu  na cabeça da nossa querida Didi Ananda Sushiila, monja de Ananda Marga, durante uma oficina realizada no ano de 2015 pela ONG Dharma4all. Então na sua volta para Porto Alegre, Didi foi em busca de parceiras para colocar sua ideia em prática e com o apoio de alunas e amigas o projeto para o I Festival Internacional de Yoga (FIY) foi aprovado pela ONG Dharma4all e contemplado com fundos da entidade em novembro do mesmo ano.

A partir daí foi criada uma metodologia coletiva que passou a ser repetida e aprimorada a cada edição do FIY: para tornar possível sua realização, nosso trabalho se concentrou em uma equipe que foi subdividida em 4 setores: feira e decoração, recepção, programação e comunicação. Com o objetivo de agregar pessoas e difundir o yoga.  A cada ano, nos dedicamos a encontrar um espaço público que possa acolher esse evento optando por regiões centrais e de fácil acesso.

Em nossa primeira realização, o Festival  marcou presença em dois lugares, ambos pertencentes à Prefeitura, assim, as atividades feira, bancas de alimentação e oficinas aconteciam de forma contínua e simultânea  na Usina do Gasômetro, e as palestras, Câmara Municipal e muitas pessoas se deslocavam para acompanhar a programação. Já na segunda edição do evento, pudemos agregar todas as atividades em um único local, o Ginásio Tesourinha que, novamente, irá acolher o terceiro ano do FIY – de 28 a 30 de setembro de 2018.

E até agora já somos uma só consciência vibrando na presença e no fluxo união. Um processo coletivo, tanto entre a equipe de trabalho, como nas parcerias que vem se fortalecendo desde 2016. Com o propósito de promover um evento de Yoga, acreditamos que isso só poderia acontecer através da Integração, e assim, confiamos que o FIY vai se materializando comunitariamente ao criar e praticar YOGA, a unidade.

No total, o  I Festival Internacional de Yoga recebeu um público de mais de 700 participantes, além de 16 palestrantes em 11 palestras que abordavam diversas tradições e aspectos do Yoga. Foram mais de 50 propostas de vivências, práticas de yoga e meditação inscritas na seção de oficinas em nosso site, que resultaram na participação de 25 escolas de yoga oferecendo as 33 atividades de nossa programação entre aulas de yoga, yoga para crianças, dança indiana, Kiirtan, danças circulares, biodança, Kaoshiikii, leituras de poesia, oficinas de meditação, oficinas de arte e oficinas Yama e Niyama. Quanto à  nossa feira, acomodamos 20 expositores com diferentes produtos, como acessórios de yoga, plantas, especiarias, bicicletas de bambu, CDs, livros, cosméticos naturais e vestuário.

Em sua segunda edição, o FIY foi realizado com os recursos levantados pelo próprio festival e apoio de Ananda Marga Porto Alegre em 2017 e tivemos um público participante de 800 pessoas que pode desfrutar novamente da curadoria de nossas atividades em 34 oficinas, 8 palestras e 24 banquinhas.

Nesta caminhada do Festival, fomos acolhidos em diversas tradições como grupos Hari Krisna, Brahma Kumaris, Sivananda, Self-Realization, Zen Budista, AMMA, Sri Sathya Sai Baba do Brasil e Babaji’s Kriya Yoga e pelas iniciativas Personare, Coletivo Namaskar e Jornal Bem Estar. Além de contarmos com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria da Cultura e Usina do Gasômetro (2016) e Secretaria de Desenvolvimento Social (2017 e 2018).

Nossos sinceros agradecimentos para cada pessoa que ajudou e ajuda a construir o Festival com os mais singelos gestos.

 

Equipe

Coordenadora

Didi Ananda Sushiila, monja de Ananda Marga

Comunicação

Julia A. Zortea – Jyotika, Paula Gonzalez – Prabhadra (2017/2018) e Marina – Maetreyii (2018)

Design: Renata J Sembay (2016/2017) e Gracia Casaretto – Gaorii

Programação

Palestras: Katlyne Simoni – Kalika (2018) e Andrea Zortea – Indranii (2016/2017)

Oficinas: Simone – Shivanii, Gabriela Zepka – Gayatrii (2016/1017) e Marina – Maetreyii (2018)

Feiras

Fran Bortolotto – Parameshvarii

Decoração

Ana Diniz – Aniisha

Recepção

Larissa Lara – Lalita e Kaoverii (2016/2017)